24 de jan. de 2010

Batman - O Cavaleiro de Gotham


 Após o êxito do filme Batman Begins e antes do lançamento de Batman - O Cavaleiro das Trevas, os produtores dos dois filmes se juntaram e lançaram a animação Batman - O Cavaleiro de Gotham.

O conceito inicial era o de fazer uma animação direcionada para o público adulto, com o clima sombrio e violento que consagrou Batman Begins e as hqs do personagem. Além disso, o estilo da animação era para ser baseado nos animes e mangás japoneses, como o excepcional Ghost in the Shell.

Para a realização do projeto, foram chamados artistas renomados, tanto japoneses quanto americanos, que se juntaram em um esforço coletivo e fizeram seis episódios não-interligados de uma das animações mais surpreendentes, bem desenhadas e escritas que já tive o prazer de assistir.

A primeira história, Tenho Uma História Para Contar Para Vocês, escrita por Josh Olson (Oscar de Roteiro Adaptado por Marcas da Violência) e produzida pelo Studio 4ºC (Animatrix/Halo Legends/Clipe Linkin Park - Breaking The Habit), é uma das mais interessantes do filme, onde três garotos falam de suas expêriencias vividas com Batman em um dia. Cada um descreve o Cruzado de Capa e seus poderes de maneira fantasiosa. É um dos momentos em que a parte artística é mais valorizada.

Em Fogo Cruzado, Greg Rucka (que escreveu quadrinhos como Wolverine, Demolidor, Elektra, Mulher-Maravilha e o próprio Batman) escreve uma história feita pelo estúdio Production I.G. (Ghost In The Shell/Matrix/Kill Bil: Volume I) sobre a desconfiança que Batman gera dentro da própria polícia e tem uma das sequências mais tensas de todo o filme.

O terceiro ato, Teste de Campo, mostra Bruce Wayne testando alguns dos novos inventos de Lucius Fox, interpretado no cinema por Morgan Freeman, como Batman. Escrita por Jordan Goldberg e realizada pela Bee Train Production (.hack/Medabots/Wild Arms) tem a história mais fraca da animação e os desenhos também deixam a desejar.

Escrito por David S. Goyer (Batman Begins/O Cavaleiro das Trevas/O Corvo) e realizada de forma magistral pela Madhouse (Death Note/Devil May Cry/Hajime no Ippo/Gen - Pés Descalços e a série de animações Hulk Vs, já postada aqui no UnderKrew), Na Escuridão Ele Reside é talvez a melhor história desta coleção, com Batman se embrenhando pelos esgotos de Gotham atrás de um Homem-Crocodilo, tudo isto sendo apreciado de perto pelo Espantalho e seu gás alucinógeno.

Também animado pelo Studio 4ºC e escrito por Brian Azzarello (obras-primas como 100 Balas, El Diablo e Hellblazer), Trabalhando com a Dor surpreendentemente não se mantém como uma das histórias mais fortes, talvez pela falta de tempo dedicada a ela, mas a arte do 4ºC continua estonteante.

Por fim, Alan Burnett (Batman - A Série Animada/Batman do Futuro) e a Madhouse trazem Pistoleiro, uma história inteligente e cheia de ação, com o Pistoleiro sendo o vilão principal e contendo a mais emocionante cena de luta da animação.

Outro destaque do filme é a trilha sonora, que nos produtos audiovisuais com a marca Batman sempre é primorosa.



Download - Filme
Download - Legenda
(Para ver o filme com as legendas, coloque-os na mesma pasta.)

Um comentário:

FEL disse...

Simplesmente a melhor animação de herói que já foi feita.
Não sabia que o David S. Goyer tinha esse histórico. Virei fã desse arrombado