27 de jan. de 2010

Dashboard Confessional - So Impossible EP

And I Knew... That You Meant It


Após sair do Further Seems Forever, em 2001, o vocalista Chris Carraba começou a se dedicar inteiramente a seu projeto solo paralelo, o Dashboard Confessional, que já tinha lançado o cd Swiss Army Romance, de 2000, que recebeu críticas extremamente positivas.

Lançando o igualmente aclamado The Places You Have Come to Fear The Most, já em 2001, Chris, que na época tinha muito material não gravado, lançou o EP So Impossible, no final do mesmo ano.

O EP é um álbum conceitual, contando uma história que segue um protagonista através dos diferentes estágios do começo de um relacionamento. O conceito pode parecer superficial e até meio infantil, mas as letras são escritas de maneira que se afastam do óbvio e a voz de Chris Carraba é tão original e transpira tanta emoção e verdade, que, juntos, fazem deste EP uma ótima coleção de músicas, seja escutando-as em sequência, seguindo a história, ou mesmo ouvindo-as separadamente.




For You To Notice... começa a história, contada/cantada em primeira pessoa com o protagonista divagando sobre uma garota, idealizando como seria um romance entre eles. A música segue uma crescente em intensidade e emoção, acabando abruptamente, dando espaço para o resto da história se revelar.

So Impossible é construída em torno de um diálogo, onde a garota e o protagonista marcam um encontro, em uma festa. O primeiro verso e refrão refletem as falas da garota, enquanto o resto é a resposta do personagem central. A construção dos personagens nesta música é algo bastante notável.

Remember To Breathe fala do protagonista se preocupando e entrando em pânico enquanto se prepara, momentos antes de ir buscar a garota para ir a festa. No final, um amigo o ajuda a se acalmar. É a música mais lenta e suave do disco e também o momento em que Carraba alcança suas notas mais altas.

Hands Down, a música final, descreve o grande momento da história contada até agora, a festa em si. Seguindo a letra e a história, a instrumentalização e os vocais no primeiro verso e refrão são mais rápidos, dando um senso de nervosismo e antecipação. Já na segunda parte da canção, ela muda para algo mais reservado e calmo. E, no final, o clímax da música acontece, no momento que precede o primeiro beijo do casal em frente da casa da garota, com vocais e uma levada de violão bastante intensos.

Como em todos os primeiros trabalhos do Dashboard Confessional, (que atualmente é uma banda de vários integrantes e instrumentos) o violão de Carraba é bastante complexo e, ao mesmo tempo, agradável de ouvir.

A música Hands Down foi regravada em uma versão de banda inteira no disco A Mark, A Mission, A Brand, A Scar, de 2003 e se tornou a música mais emblemática da banda, fazendo com que a versão deste EP seja considerada acústica.


















1 - For You To Notice...
2 - So Impossible
3 - Remember To Breathe
4 - Hands Down (Acoustic)

2 comentários:

hig. or disse...

Eu acho meio emo, mas o som dele é muito bacana.
O acústico é sensacional.

used boy disse...

DC eh bom dmais
:D