26 de nov. de 2010

JR - Street Art no Oriente Médio


O francês JR se considera um fotógrafo, mas sua arte vai muito além disso. Além de tirar fotos críticas, em sua maioria preta-e-branca, ele as monta em flyposts distibuídos em muros, paredes, latas de lixo, ou mesmo separando-as em várias partes e arrumando-as no teto de várias casas.


Um de seus mais audaciosos projetos foi a postagem de seus flyposts em cidades israelenses e palestinas (logicamente de maneira ilegal, dados os regimes destes países), retratando pessoas dos dois lados da separação, olhando direto para quem passava na rua ou montadas face a face umas ao lado das outras.


Realizando o que especialistas diziam ser impossível de fazer - arte ilegal nas ruas de Israel e Palestina, - JR foi além de pequenas tags, chegando a transformar uma favela inteira. Assim, JR, para mim, deve ser considerado muito mais do que um simples fotógrafo, dando uma visão crítica, embora carregada de otimismo, e, como o próprio falou, "uma visão sobre o compromisso, a liberdade, a identidade e a criação, administração e quebra de limites".


A maioria dos trabalhos de JR são feitos em locais onde injustiças sociais são evidentes e podem ser vistos em seu site oficial.

Nenhum comentário: