2 de fev. de 2011

Coluna - Discos e Afins #01

A Discos e Afins é um coletivo musical. Ou algo do tipo.

Encontramos na música e também em outras formas de arte uma sensação inexplicável de completude. Vamos atrás dela sem nenhum motivo racional, apenas porque uma necessidade urge de dentro de nós.

Mas o que encontramos por aí, há muito tempo, são obstáculos que acabam desvirtuando essa essência da música. Meios de tentar fazer dela simplesmente mais um produto. Maneiras de enquadrar uma vontade tão instintiva em padrões de uma sociedade adulta corporativa.

Ao invés de bater de frente contra esse muro resolvemos tentar uma outra opção: fazer do nosso jeito. Construir possibilidades de realizar nossas vontade em um meio não-predativo, baseado na amizade e coletividade entre as pessoas e na vontade de construir algo com as próprias mãos.

Shows de graça: Acredite, existem pessoas dispostas a ceder algum espaço para a organização desses eventos. Seja uma livraria, um bar, uma loja de discos ou até mesmo a sala de estar ou quintal da própria casa. É possível trazer a experiência da música ao vivo de forma inimista para esses ambientes, fazendo do show um ambiente agradável de troca entre pessoas. Artista e público, não produto e consumidor.

Produção e distribuição de cd's: O costume de se produzir um cd independente físico tem se perdido devido as facilidades da internet e do download. Mas queremos o prazer de produzir e distribuir um cd físico com uma bela arte para que ele possa ser escutado enquanto o encarte é lido e apreciado. Para isso, reduz-se os custos de produção de cada cd com diferentes opções de embalagem que sejam econômicas mas que mantenham seu valor artístico. Cada unidade tende a custar menos de R$ 1. Os custos dessa produção são mantidos através de doações feitas nos eventos e qualquer lucro será usado para a produção de um próximo cd.

Os afins: Você desenha? Fotografa? Escreve? Faz vídeos? Zines? Quer lançar um cd? Tem algo a dizer? Então venha falar com a gente. Seja incorporando textos nas zines, desenhos aos encartes dos cd's, vídeos ao site ou expondo suas fotos nos eventos, estamos dispostos a levar a sua arte para outros lugares.

Se você se interessou pela ideia de alguma forma pode entrar em contato em:


discos e afins, janeiro de 2011.

"never mind what's been selling, it's what you're buying." - Fugazi

"it has to do with making your own way, in whatever field you find yourself in, outside of what the mainstream dictates, and for reasons other than the sell." - Jem Cohen, filmmaker

Essa foi uma pequena introdução as nossas idéias da Discos e Afins. Agora teremos esse espaço aqui no Underkrew, pra poder falar do que anda acontecendo, o que estamos planejando e promovendo. Sem contar em projetos em aberto, para quem sabe inspirar cada vez mais gente, e unir cada vez mais pessoas com as suas idéias. Tentaremos ser pontuais e termos algo todo mês, mas aí “não é sempre que se pode ganhar"

Nota do editor: As colunas assinadas por terceiros são de total responsabilidade dos mesmos e não refletem necessariamente as opiniões dos membros do UnderKrew.

Nenhum comentário: