5 de fev. de 2010

Mineral - The Power of Failing

Because Gloria Is Silent And Glory Is A Silent Thing


 O Mineral é uma banda formada em 1994, em Houston, Texas, que acabou em 1998. Junto de bandas como o Sunny Day Real Estate, foram um dos maiores nomes do emo durante a década de 90 (o chamado "Real Emo").

Seu primeiro álbum, The Power of Failing, apresenta uma montanha-russa de emoções, que instiga o ouvinte a rir, chorar, relembrar, antecipar, sonhar...

A maioria das músicas segue uma estrutura que alterna partes suaves (com uma voz calma e instrumentos pontuais) com partes intensas, com o vocal de Chris Simpson explodindo em honestidade e uma pegada forte dos instrumentos, com uma bateria otimamente trabalhada e riffs de guitarra extremamente efetivos, com uma linha de baixo pesada completando uma ótima atmosfera. Preenchendo as lacunas entre estas duas partes, pontes instrumentais, com grande ênfase nos riffs de guitarra completam as músicas.

Letras inteligentes e fortes, com muitos jogos de palavras, metáforas e figuras de linguagem bastante intensas casam perfeitamente com o fantástico talento vocal de Simpson, que transmite verdade a cada palavra, fazendo com que seus sentimentos sejam quase palpáveis através da música.

Destaque para as músicas Five, Eight and Ten, que abre o álbum mostrando ao que veio o Mineral, Gloria, a música mais emblemática da banda (Após o fim do Mineral, Chris e Jeremy Gomez formaram a banda The Gloria Record), que nos apresenta uma ótiam construção instrumental, grande potência vocal de Chris Simpson e talvez a letra mais inteligente e forte da banda. A última faixa, Parking Lot finaliza o álbum com uma sensação "épica", sendo talvez a música mais completa do álbum, que é um dos marcos da história da música nos anos 90.



















 1 - Five, Eight and Ten
2 - Gloria
3 - Slower
4 - Dolorosa
5 - 80-37
6 - If I Could
7 - July
8 - Silver
9 - Take The Picture Now
10 - Parking Lot

Download
Mineral na Crank! Records, sua antiga gravadora
Myspace (não-oficial)

Um comentário:

Gigo disse...

uma vez ouvi uma comparação dizendo que o fresno era o mineral brasileiro, fica a idéia no ar, se a merda do fresno é essa banda fudida oque seria o hot water music...nxzero?