5 de mai. de 2010

Jónsi - Go



Jónsi Birgisson, ou Jón Þór Birgisson, como é escrito em sua terra natal, a Islândia, é o vocal do Sigur Rós, que agora está fazendo seu som em carreira solo em paralelo com a banda.
Para quem não conhece Sigur Rós, talvez já tenha visto seus clipes, que são muito bonitos e seguem bem o que você sente quando ouve a música, clique aqui para ver os clipes.

Mas indo direto ao assunto, esse novo cd, chamado Go Do está poético, tranquilo e segue mais ou menos a mesma linha de sua outra banda. São muitos os instrumentos usados para compor todas as músicas, que são muito bem produzidas e sua união lembra estar numa planície onde o vento bate e traz quietude meditativa.

Eu, que tinha pensado que o melhor cd do Sigur Rós era o último, chamado Með suð í eyrum við spilum endalaust, (sim, não sei como se pronuncia isso, pois é islandês e isso quer dizer que mais ou menos 500 mil pessoas no mundo sabem apenas e até por causa disso que um dos cd's do Sigur Rós tem o encarte em branco, para você escrever o que entender), vi que esse álbum com certeza superou os outros da banda, na minha opinião.

Mas indo direto ao assunto, esse novo cd chamado Go está poético, tranquilo e segue mais ou menos a mesma linha de sua outra banda. São muitos os instrumentos usados para compor todas as músicas que são muito bem produzidas, e sua união lembra estar numa planície onde o vento bate e traz quietude meditativa.

O cd praticamente inteiro tem muitas linhas de vocais, sendo o próprio Jónsi que faz todas, sempre dando sua marca característica, cantando a vocal "u" muito aguda em falsete. A percusão/bateria marca muito forte as músicas, dando até certo contraste quando um começa sozinho, mas quando são tocados juntos o som se encaixa de uma maneira que não dava pra imaginar, como muitas partes em que o baterista faz uma linha muito diversa e o resto simplesmente anda junto bem alinhado, como na música Animal Arithmetic, uma das melhores do cd.

Existem muitas cordas e alguns sintetizadores, que passam quase despercebidos, pois as músicas são muito imersivas. Além disso, algumas são cantadas em inglês e outras em islandês mesmo, o que eu acho muito bom, pois acaba que você demora pra entender qual é qual, ás vezes.

Espero eu que curtam esse novo som.


01 Go Do
02 Animal Arithmetic
03 Tornado
04 Boy Lilikoi
05 Sinking Friendships
06 Kolniður
07 Around Us
08 Grow Till Tall
09 Hengilás

Download
Site Oficial
Vimeo

Nenhum comentário: