4 de mai. de 2010

Ska Bonanza


Muitos já devem ter ouvido falar no Ska, música originalmente jamaicana que deu origem ao que conhecemos hoje como reggae e também ao rocksteady, mas pouca gente sabe sobre sua história. O Ska surgiu no final da década de 50, combinando ritmos latinos como mento e Calipso com Jazz, R&B e Jump Blues.

Tudo começa depois da Segunda Guerra Mundial, quando os jamaicanos começaram a descobrir as rádios. Duke Reid e Coxsone, que viajavam constantemente para os Estados Unidos em busca de discos que estavam sendo gravados por lá, traziam discos de R&B, Jazz e outros ritmos, incluindo o Rock’n’Roll. Depois, com caminhões de som, os famosos Sound System, organizavam festas na rua, que na época faziam muito sucesso entre os jamaicanos.

Quando o R&B e o Jump Blues saíram da moda nos Estados Unidos, houve uma massiva importação de discos que até então eram raros na Jamaica, fazendo com que os produtores buscassem um novo jeito de trazer música nova para os ouvidos jamaicanos. A solução foi produzir gravações com músicos locais com versões próprias de R&B. Estas versões já são consideradas por muitos as primeiras versões do Ska, só que, diferentemente do som americano, os discos tinham uma mistura caribenha que antes não existia. Nesse período de gravações, Duke Reid também estava presente lançando músicas como Lover Boy e Oh, My, junto com Derrick Morgan.

A palavra “Ska” surgiu do baixista Cluet Jonhson, que cumprimentava seus amigos com um “Hey, Skavoove”.

O real surgimento do Ska como conhecido hoje veio com Prince Buster, que pediu a seu amigo Jah Jerry, futuro integrante do Skatalites que composse algo com um elemento de R&B. Foi então que surgiu o som de guitarra que é conhecido até hoje que até se assemelha com a palavra Ska.

O Skatalites foi uma das primeiras bandas de Ska e começou oficialmente em 1964. Depois de uma primeira apresentação, a banda grava seu primeiro disco, Ska Authentic e depois começa a tocar em festivais pela Jamaica. O mesmo Skatalites, em 1964 consegue colocar no top Britânico a música Man in the Street, sendo a primeira banda do gênero a se destacar fora do cenário jamaicano.

Além deles, outros artistas jamaicanos fizeram sucesso além da fronteira jamaicana: Owen Gray um dos propulsores do Ska, Derrick Morgan, Laurel Aitken, apelidado como “o padrinho do Ska”, já que o single Litle Sheila/Boogie in my Bones foi o primeiro sucesso Ska que se manteve no primeiro lugar durante onze semanas e também abriu muitos caminhos para jamaicanos na Inglaterra e ainda The Wailling Wailers, banda que tinha integrantes como Peter Tosh, Bunny Wailer e Bob Marley, que nem preciso comentar o sucesso que fizeram.

Uma coisa que mostra a importância do Skatalites na música jamaicana é que eles ajudavam muitas bandas tocando em seus discos. Os Wailling Wailers também contaram com a ajuda deles: o primeiro single a fazer sucesso do Wailers foi Simmer Down e, justamente, a banda que acompanhava Bob e seus amigos na música era o Skatalites. Depois disso, deixo uma coletânea de Ska chamada Skabonanza, que foi gravada no famoso studio 1 e produzido pelo Coxsone e conta com a presença de muitos dos artistas citados aqui, inclusive três músicas gravadas pelos Wailers.


Ska Bonanza

1 - Man in the Street - Don Drummond

2 - Simmer Down – The Wailling Wailers

3 - Shining Light - Toots & the Maytals

4 - Push Wood (aka More Wood) - Jackie Opel

5 - Wonder No More - Andy and Joey

6 - Bongo Tango (aka Down Beat Alley) - Roland Alphonso

7 - Sucu Sucu - Roland Alphonso

8 - 20.75 - Roland Alphonso

9 - Stop Making Love - The Gaylads

10 - How Many Times (Do You Remember) - The Wailling Wailers

11 - Heaven and Earth - Don Drummond and Roland Alphonso

12 - Sit Down Servant - Jackie Opel

13 - Go Jimmy Go - The Wailling Wailers

14 - Stew Peas and Cornflakes - Aubrey Adams and Rico Rodríguez

15 - Answer Me My Darling (aka Answer Me) - Derrick Harriot

16 - River Jordan - Clancy Eccles with Hersang & the City Slickers

17 - Salt Lane Shuffle - Clue J and His Blues Blasters

18 - Jeanie Girl - The Charmers

19 - Lonely Moments - Lascelles Perkins with Clue J and His Blues Blasters

20 - Under the Old Oak Tree - Cornell Campbell

21 – We - Roy (Panton) and Millie (Small)




Download

Nenhum comentário: