17 de ago. de 2010

1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer


O livro 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer, é um dos mais divertidos, ainda que extremamente compromissados estudos atuais sobre música. Nele, se dividem opiniões de 90 jornalistas, músicos, teóricos e críticos de música de vários países com prestígio internacional, que chegam a uma compilação dos ditos 1001 discos mais importantes, emblemáticos, inesquecíveis ou mesmo queridos de todos os tempos, organizados por Robert Dimery e com prefácio de Michael Lydon, editor e co-fundador da revista Rolling Stone.

Em ordem cronológica, iniciando nos anos 50 e chegando aos anos 2000, os discos apresentados não caem em preconceitos ou limitações, indo do início do rock, com Elvis e Fats Domino, passando por big bands, punk, gospel, rap, pop, metal, jazz, blues, dance e chegando no indie do Franz Ferdinand, os discos são acompanhados de textos que mostram como a música influencia na política, sociedade e comportamento de uma época, além do legado deixado por cada um.

O blog de downloads nobrasil.org deixou à disposição TODOS os 1001 discos do livro, separados por décadas, além de discos presentes em edições antigas do livro que saíram em revisões posteriores. Ótimo link, mas recomendo com toda a força possível que comprem este livro, se deliciem com os textos e ouçam os discos recomendados.

Nenhum comentário: