5 de out. de 2010

Dirty Money - Uma Geração que Transformou o Skate no Brasil



Documentário feito por Alexandre Vianna e Ricardo Koraicho lançado em 22 de Abril de 2010, em pouco mais de 8 meses os diretores garimparam por um acervo de vídeos e fotos pessoais de skastistas presentes na cena do anos 90, com muitas horas na frente de uma tela vendo vídeos e mais vídeos antigos de skate resultando assim em um dos melhores documentários de skate que já vi.

Alexandre Vianna além de diretor era uma figura presente na cena da época, isso dá muita precisão ao que é contado, além disso ele juntou, alguns dos principais skastistas, amigos, pessoas que viam a cena de fora ou de dentro, pessoas que ajudaram na história do skate, dando relatos sobre o skate naquela década.

Outra coisa que dá um valor maior a história é o tempo em que ela se passa, a década de 90, que não foi nada fácil para o skate no Brasil, graças a um plano econômico, criado por Fernando Collor, a indústria do skate que vinha se fortalecendo no final da década de 80 e no começo da de 90 acabou destruída, causando uma decepção generalizada no esporte, a falta de recursos, apoio, pistas e até skates, faziam muitos desistirem e os que continuavam no skate, tinham que se sustentar por conta própria, somente pelo esporte e pelo prazer de andar. Alexandre Vianna um dos garotos que ainda insistiu no skate, pediu a seu pai uma câmera de vídeo para registrar momentos da família, porém ele só queria uma câmera pra poder filma-lo andando de skate junto com seus amigos e guardar com recordação. Segundo os depoimentos no filme, filmar suas próprias manobras e ver seus vídeos os ajudavam muito e com isso o skate não perdeu seu nível, os garotos continuavam aprendendo, sempre indo atrás de vídeos que tinha novas manobras, o que na época não era fácil.

Desses vídeos gravados surgiu o vídeo caseiro chamado Dirty Money, o que eles não imaginavam é que os vídeos deles ia fazer tanto sucesso por aqui, eles levaram a fita pra um campeonato que estava acontecendo e passam o filme em um telão pra toda a galera que estava ali pra ver o campeonato além dos skatistas, conclusão o vídeo agradou muito, além de tudo o vídeo não era mal feito, achei muito loca a idéia dos caras para fazerem a vinheta, colocaram uns adesivos na frente da TV e ficaram esperando passar alguma coisa boa e filmar, genial, nunca ia imaginar que era isso.

Depois do vídeo bombar muita gente ficou interessada nas fitas e o Dirty Money foi parar na mão de skatistas por todo o país - quer coisa mais underground que isso? Os caras levantaram o skate e até estão presentes na cena, deixaram seu legado que sera pra sempre lembrado, sempre considerei os anos 90 os melhores em tudo, me odeiem por isso!





Site Oficial com Link pra Download!

Nenhum comentário: