18 de dez. de 2010

Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei


Semana chuvosa, dias trancado no meu quarto, só me resta ver bons filmes, já que pelo jeito essa chuva ainda continua, por isso deixo aqui uma dica: Ninguém Sabe o Duro que Dei é um documentário sobre a trajetória de Wilson Simonal, um dos primeiros artistas negros a fazerem sucesso no Brasil e no exterior.

O documentário é dirigido por Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal e produzido pela TV Zero, do Rio de Janeiro. O filme gira a partir de depoimentos de famosos como Pelé, Chico Anysio, Boninho, Ziraldo, Toni Tornado além de amigos e familiares que viram a história do Simonal acontecer.

A pergunta que não quer calar é: “O que aconteceu com Wilson Simonal?”, cantor de muito sucesso da década de 60 que por ser acusado de relator do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), chegou a ser deixado de lado pela mídia e seus companheiros de profissão até cair no esquecimento.

O documentário mostra bem como era Simonal, um negro que sofreu durante toda sua vida e quando cresceu, como Cabo do Exército descobriu sua vocação, sua voz realmente era uma das melhores que já ouvi e além de tudo seu carisma cativa qualquer publico. Mais do que um cantor, Simonal era quase com um apresentador, ele comandava o público, fazia todos cantarem em voz alta, sem vergonha. Por seu talento e seu ostracismo, Simonal adquiriu muitos inimigos e talvez por inocência, acabou com sua carreira aos poucos e caiu no esquecimento.

O documentário mostra tudo isso, desde o começo até pouco tempo antes da sua morte quando Simonal ainda tentou retomar sua carreira. Visivelmente cansado, Simonal exibia sua inocência através de um documento que o eximiu das acusações de relator da ditadura, mesmo assim não foi o bastante para resgatar o mesmo Simonal de quatro décadas atrás, desde seu início na carreira musical, seu carisma já não era o mesmo, nem sua auto-confiança que chamava a atenção.

Simonal morre no ano de 2000 por uma doença no fígado que quase o matou uma vez, devido ao álcool. Com o fim de sua carreira, o artista se afundou na bebida para tentar aliviar seu sofrimento. Simonal ficou muito abalado com o fim de sua carreira, ainda mais pelo jeito que ela acabou.


Nenhum comentário: