4 de mar. de 2011

Vários Artistas - Underground Voices IV


Como todo bom amante de música, um dos meus maiores divertimentos é conhecer artistas novos. Isso vem se tornando cada vez mais fácil graças a internet, onde é possível ter acesso a tudo sem custo, sendo que muitos artistas lançam músicas exclusivas para a web. Em tempos assim, um formato muito utilizado por bandas independentes vem perdendo importância: as coletâneas.

Quando só era possível descobrir novos artistas comprando um álbum próprio e o investimento era arriscado, já que não se conhecia o som da banda, as coletâneas tiveram sua época de ouro, justamente para ajudar nessa descoberta.

Pois bem, peguei uma coletânea para ouvir: a Underground Voices IV, com artistas da Fusa Records. A maioria segue a linha do atual hardcore brasileiro, com algumas variações para o indie, para o ska e para o pop-rock, mas não fugindo muito disto. São todos grupos novos ou que ainda não alcançaram grande público e todos tocam duas faixas, com exceção do Backfield, que abre o disco com Perto de Você, ao estilo de bandas como Granada e Madrid.

Como na maioria das coletâneas, nem tudo é bom, algumas bandas forçam demais a barra, porém também estão presentes alguns destaques positivos, como o Aero, com as faixas Dia 22 e Idéias Ocultas, que tem uma sonoridade que remete ao começo do CPM 22. Além deles, destaque para o Sexy Pato, com um som divertido, com elementos de boogie woogie, rockabilly e rock n' roll desfilando nas faixas Rua Augusta e Micareta Baby.

01 - Backfield - Perto de Você
02 - Aero - Dia 22
03 - Aero - Idéias Ocultas
04 - Fuscazul - Escassez
05 - Fuscazul - Ponto de Partida
06 - Cumpadres - Pra Longe Daqui
07 - Cumpadres - Tchutchucatchucalá
08 - Terceiro Mundo - A Droga Perfeita
09 - Terceiro Mundo - Livre Arbítrio
10 - Grintch - O Tempo
11 - Grintch - Outro Caminho
12 - Os Indolentes - Crime da Sociedade
13 - Os Indolentes - Pré-Julgado
14 - Sexy Pato - Rua Augusta
15 - Sexy Pato - Micareta Baby
16 - Sthep - Vingança
17 - Sthep - Máquina, Ama, Desespero
18 - Hell 'O Bitch - Alguém
19 - Hell 'O Bitch - Ficar Sem Você
20 - Celofane - Larga Mão
21 - Celofane - Cotidiano Racional
22 - Deserdados - Ave César
23 - Deserdados - Nova Ordem Mundial

Um comentário:

Marga disse...

Olha a Sexy Pato *______*