22 de mai. de 2010

OBMJ - Skabrazooka - Hora de Dançar Ska


Aproveitando o embalo da Virada Cultural, resolvi hoje postar sobre uma das bandas que tocaram lá e eu pude ouvir, a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana. Banda que surgiu em 2005, com a idéia de tocar ritmos originalmente jamaicanos, como ska, rocksteady e early reggae. Como já vimos aqui o ska surgiu da mistura de outros ritmos e, partindo disso, pra mim faz todo sentido que o ska também se misture com outros ritmos. Então tiveram a idéia de começar a lançar clássicos de música brasileira nesses ritmos. Com clássicos como Águas de Março, Barquinho, Samba de Verão e Garota de Ipanema tocados em ska, a OBMJ me chamou muita a atenção.

Eu já conhecia a banda antes da Virada, mas pude ver, durante o show, que mesmo quem não conhecia a banda conseguia acompanhar as músicas por se tratarem de clássicos da nossa música. Realmente a galera se empolga com eles, um ritmo dançante em letras já conhecidas.

A OBMJ foi idealizada pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti, guitarra e vocal (ex-baixista do Aditive) e pelo trompetista Felippe Pipeta, que logo se juntaram com Ruben Marley no trombone, Marcelo Cotarelli no trompete e flugel, Fernando Bastos no sax tenor e flauta, Igor Thomaz no sax barítono e alto, Fabio Luchs na bateria, Rafael Toloi no Baixo e Pedro Cunha nos teclados e lançaram seu primeiro EP, o Skabrazooka - Hora de Dançar Ska, além das músicas citadas anteriormente, ainda conta com o clássico O Guarani, de Carlos Gomes. Essa foi a música que mais me chamou a atenção no cd, ela era trilha do curta “Ilha das Flores”, documentário escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989 e foi colocada lá por ter um clima pesado. No começo do filme, com essa música ao fundo, aparece o letreiro: “Este não é um filme de ficção, existe um lugar chamado Ilha das Flores, Deus não existe.” Lembro que eu fiquei arrepiado vendo esse curta e ouvindo essa música senti a mesma coisa, só que, dessa vez, logo em seguida a música muda completamente, com a frase “Em Brasília é hora de dançar Ska”. Nessa hora, todo mundo entra em um ritmo alegre e realmente é hora de dançar ska.

No cd também tem uma música de composição da banda, intitulada Ska Around the Nation, música que conta com improvisos de quase todos os músicos da banda. Quem não conhece OBMJ, gostando ou não de ska, antes de mais nada tem que conhecer esse som, porque realmente é muito bom e, aliás, ainda não conheci um cara que eu mostrei e não curtiu.


Myspace

Download

Nenhum comentário: